A cachaça dos bares pt III

É suspeito eu escrever sobre Agulha pois sou o chefe de bar e tenho uma relação incrível com toda equipe e também liberdade de criação e desenvolvimentos de projetos um deles e o mais recente é a produção da Cachaça Agulha, essa cachaça surge em um momento que a valorização de produtos nacionais nunca foi tão importante, o consumo local, a proximidade com os produtores falar do Brasil é falar de cachaça e através de drinques e eventos culturais que nós do Agulha gostamos de entrar nesta conversa.



Para saber mais sobre o Agulha acesse o link que leva direto ao Mixology News



Agulha

Desde 2017 recebendo shows do Brasil e do mundo o Agulha surpreende com uma coquetelaria que representa com personalidade várias localidades do Brasil (eu falei que era suspeito).
Lança no ano de 2020 a Cachaça Agulha em parceria com a Casa Bucco de Bento Gonçalves-RS.









Sobre a Cachaça Agulha

Feita em parceria com a Casa Bucco que tem o alambique localizado na serra gaúcha, além de uma beleza natural ímpar o cultivo da Cana é feita de forma orgânica com ajuda do micro-clima da região a maturação da cana-de-açúcar fica ideal para a extração do melhor que a cana tem a oferecer.

Com atuação no mercado desde 1925 a Casa Bucco que pertence a família de origem italiana mais precisamente na província de Udne, possuí tradição de produção de Grappa e licores além de excelentes e premiadas cachaças.



Olha a paisagem que essa cana-de-açúcar cresce como ela não vai ser feliz?

A fermentação da Cachaça Agulha é feita com leveduras francesas selecionadas essas leveduras vão ajudar na alta qualidade sensorial do resultado final, como é um destilado agrícola e o cultivo de cana-de-açúcar varia de ano para ano, esta fermentação com leveduras selecionadas ajudaram a manter o padrão na produção.

A destilação é feitar por bateladas ou seja é uma destilação por vez com as separações de cabeça, coração e cauda, diferente de destilações continuas que não fazem esse tipo de separação, futuramente escreverei mais sobre este processo. O que evidencio aqui é o cuidado que a Casa Bucco tem em produzir seus produtos.

Depois do processo de destilação a Cachaça Agulha passa 3 meses descansando em dornas de inox, esse tempo ajuda a equilibrar a acidez, tornando a cachaça mais macia em boca.

A arte do rótulo ficou por conta do Asdrubal Fabris, que teve como referência rótulos de cachaças clássicas.




Invejosos dirão que é montagem

O lançamento oficial da Cachaça Agulha é exatamente no dia de hoje (09/05/2020) por uma live no perfil do Instagram do Agulha comigo e a  participação mais que especial da Isadora Fornaria ás 17h:30m.




Feliz de fazer parte deste projeto #bebacommoderação
Saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quentão e Vinho Quente a origem - parte I

Quentão e Vinho Quente a origem - parte II