Quentão e Vinho Quente a origem - parte II

Fazer um paralelo dos nossos hábitos de consumo, conectando com influências de várias culturas que formam o Brasil, neste caso, direcionando a atenção para a Festa de São João, busco aqui escrever e dissertar sobre a origem do Vinho Quente e Quentão.



Para acessar a Parte I basta clicar na foto

Egito Antigo

É encontrado em Abidos uma localização de tumbas importantes no Egito,  um jarro com resquícios de especiarias, plantas nativas medicinais e vinho, especialistas afirmam que a data é de aproximadamente 3.150 a.c.Esta é uma das evidências médica-etílica mais antigas do mundo, entre as ervas encontradas estavam, menta, alecrim e pinheiro. E com certeza era algo muito importante pois foi levado junta a tumba com o corpo do Rei. 



Para saber mais sobre esta descoberta do Vinho com especiarias no Egito é só clicar na foto

Hipócrates

A origem do vinho quente é mais antiga que a Oxford mas não tanto pois a faculdade inglesa tem relatos de ensino do começo do milênio passado, quase impressionantes mil anos ensinando.

Voltemos a Grécia para encontrar Hipócrates (460 a.c. - 377 a.c.), para muitos o pai da Medicina ocidental, a origem do vermute é creditada à ele, naquele tempo o vermute era usado como digestivo de forma medicinal assim como os egípcios.

O vermute possuí varias ervas e especiarias mas a erva que é encontrada na primeira receita e até hoje é a artemisia absinthium  popularmente conhecida como losna.

Os gregos já diluíam o vinho com água e adicionavam especiarias para diminuir o teor alcoólico do vinho e ter maior controle sobre a embriaguez, diferente dos romanos que possuíam um ritual bem próprio para beber no qual o anfitrião comandava a bebedeira, como explica Mark Forsyth em seu livro traduzido para o português 'Uma Breve História da Bebedeira'.

Os romanos também possuíam um vinho temperado conhecido como conditum paradoxum, mas não continha losna somente especiarias, é possível aqui fazer um paralelo sobre o começo do vermute italiano e alguns vermutes do sul da europa.



Hippoccras

Hippoccras ou Ypocras possuí vários nomes tudo depende da localização da Europa, é uma bebida que faz homenagem ao grego Hipócrates, também por usar um equipamento de filtragem que Hipócrates usava, ficou popular durante a Europa medieval, diferente do vermute de origem grega não possuí losna, é a receita mais parecida com vinho quente consumido em várias culturas da Europa e também dos países que contém vinho e/ou foram colonizados por europeus. Também usado em seu princípio de forma medicinal.

A receita contém gengibre, canela, noz moscada, grãos e açúcar. Eles eram preparados em panela/chaleiras rudimentares no fogo.



Para saber mais sobre Ipocras clique na imagem acima.




O vinho no Brasil


O primeiro vinicultor do Brasil foi Brás Cubas (1507-1592) fidalgo português, integrante da primeira expedição colonizadora ao Brasil, foi no sudeste brasileiro, na cidade de Cubatão, que ele plantou alguns parreirais com mão de obra indígena e financiamento da corte portuguesa e da igreja católica isso ocorreu no ano de 1532. Mas ainda não foi quando a cultura vínica se enraizou no Brasil.



Devido ao clima a adequação no sudeste nesta primeira tentativa não obteve muito sucesso, foi quando em 1632, o padre argentino Roque González de Santa Cruz (1576-1628), encarregado das primeiras missões jesuítas entre os índios ( na primeira parte é possível entender melhor este movimento), o padre argentino levou as vinhas para a região dos Sete Povos das Missões.

É possível achar registros que o vinho também era trazido nas embarcações portuguesas, então desde o começo da colonização portuguesa o vinho fazia parte do consumo dos mais ricos.


Podemos observar na primeira parte sobre o processo chamado aculturação, a absorção dos rituais indígenas pelas festividades católicas do mês de junho, com as missões é bem possível que já fosse servido Vinho Quente e Quentão, ou até uma mistura das dois, pois como vimos esse tipo de drinque já era bebido na Europa a bastante tempo.



Mapa do Vinho no Brasil, fonte: Ibravin


Hot Toddy

Hot Toddy é um drinque servido quente muito popular em alguns países, há indícios de sua origem ser da Índia quando era controlada pelos britânicos, por volta do ano de 1610. O nome originário da palavra hindi 'Taddy' que significa 'bebida feita de seiva de palma fermentada'. A primeira menção escrita do termo oficial 'Taddy' é datada de 1786 o significado: 'bebida feita de bebida alcoólica quente, com água quente, açúcar e especiarias'.

Como a história da origem do drinque possuí várias versões é difícil precisar onde aquecer água e beber este drinque quente começou, dizem que os britânicos incorporaram este hábito indiano quando voltaram para suas terras e com a proximidade do whisky escocês foi natural acontecer esta mistura que se popularizou nos estados unidos também colônia britânica, hoje é possível encontrar este drinque feito com outros destilados.

Para saber mais sobre a origem do Hot Toddy clique na foto.

Quentão

O quentão pode ser considerado nossa versão do Hot Toddy que tem origem indiana, mas na minha opinião seria um resumo inadequado o Quentão é bem mais que isso, ele está entrelaçado com nossas festividades e cultura, segundo o livro a Arte da Cozinha Brasileira de Leonardo Arroyo e Rosa Belluzo, o Quentão é composto por Aguardente, gengibre e açúcar, que se pode juntar na fervura canela em pau e cravo da índia, também conhecido como gengibrada.Confesso que foi a primeira vez que li sobre quentão ser chamado de gengibrada.

Hoje também é adicionado alguns cítricos lembrando um pouco o bishop e alguns vinhos quentes que vimos na parte I.


Clicando na foto você descobre a genuína receita do Quentão.

O quentão é muito relacionado ao sudeste brasileiro mais precisamente no interior mineiro e paulistano, uma bebida tipicamente brasileira, é difícil indicar a data com exatidão onde surgiu mas sabemos que foi no interior de SP e MG que o nome do coquetel nasceu, o quentão possuí influências de diversas culturas assim como é moldado todo o Brasil, inclusive a própria festa junina onde é até hoje muito consumido esta bebida quente. 




Veredito

Como vimos o Vinho Quente tem uma origem muito antiga, chegou no Brasil pelo hábito dos Europeus, é difícil dizer se foram os alemães, portugueses ou italianos. Na Europa o vinho quente era adoçado com mel pelos pobres e açúcar pelos ricos (açúcar era muito caro na época), por isso algumas variações de vinho quente são encontradas com mel.

Já o Quentão nasceu aqui no Brasil no processo de miscigenação cultural, nos costumes religioso de vários povos, e com ingredientes como especiarias trazidos de fora, o Quentão é feito com o nosso destilado a Cachaça, uma bebida que carrega consigo a história do Brasil.

Seu modo de preparo é sempre feito para grandes quantidades de pessoas, lembrando os antigos ponches.

Sou nascido e criado no Rio Grande do Sul, desde sempre tomei "Quentão" com vinho, mas hoje defino depois desta pesquisa que o Vinho Quente é costume de vários povos do hemisfério norte e muitas vezes não possuí destilado, no fim absorvemos este costume. O Quentão é uma bebida que não possuí adição de vinho é feito só com cachaça um drinque que é genuinamente brasileiro.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A cachaça dos bares pt III

Quentão e Vinho Quente a origem - parte I